Exposições
Como viria a constar dos estatutos da associação, o Ar.Co não só forma e experimenta como divulga. Uma lista seleccionada, publicada no Livro dos Vinte Cinco Anos do Ar.Co, regista 271 exposições realizadas no período 1973-1998. Antes mesmo que a escola tivesse produção própria para mostrar, as exposições tinham um lugar de destaque na programação: Luís Noronha da Costa é o primeiro a mostrar trabalho, em Fevereiro de 1973 (mês de abertura da escola) e até Dezembro desse ano haverá mais 6 exposições na Rua de Santiago 18 (o próprio Luís Noronha da Costa de novo, António Ferraz, Ana Vieira, Luísa Correia Pereira, cartazes publicitários franceses cedidos pelo Instituto Francês e uma mostra colectiva de serigrafias editadas pelo Ar.Co, da autoria de António Sena, Eduardo Nery e Fernando Calhau, com poemas visuais impressos de Salette Tavares). Em 1975 já se expõem trabalhos em Fotografia de alunos (juntamente com trabalhos de colaboradores) e em 1976 são mostrados resultados dos ateliers de Pintura e Desenho. A partir daí, as exposições internas ligadas à produção escolar andarão a par de outros tipos de apresentações (mostras didáticas e documentais, exposições com dimensões performativas, etc.). Fazem-se exposições com apoios e colaborações (as Câmaras Municipais predominam) ou as exposições suscitam elas próprias colaborações, ligando a escola ao exterior, frequentemente com mostras itinerantes. Dentro e fora das instalações do Ar.Co, em museus, galerias, associações ou centros culturais, mostrar-se-á um pouco de tudo: pintura, escultura, gravura, peças audiovisuais e performativas, cerâmica, vidro, fotografia, design, arquitectura, joalharia, ilustração, colecções, livros, trabalhos de alunos e de artistas consagrados, nacionais e internacionais. Sempre que é possível (o que é frequente), editam-se folhetos gráficos, desdobráveis ou catálogos. O Ar.Co será também chamado a participar em mostras conjuntas, festivais e outros eventos públicos e privados, nas dimensões mais variadas, em Portugal e no estrangeiro, como resultado de acordos e protocolos existentes com outras entidades. A partir da década de 90, uma estrutura escolar aumentada e reformulada leva a que as apresentações públicas, na escola e fora dela, desenvolvam e mantenham um carácter mais sistemático (caso da exposição anual de Bolseiros & Finalistas e da Exposição de Verão/Exposição de Outono, mas também das apresentações regulares da Fotografia Nível 3, dos programas para jovens, dos cursos em horário pós-laboral ou nocturno). A partir de 2017, com a mudança das instalações do Ar.Co em Lisboa para o antigo mercado de Xabregas, exposições e eventos em áreas variadas passam a ser feitas com maior frequência, numa programação que pretende mostrar produção pouco vista nos circuitos comerciais.
-
Ana Vieira. "Ambiente". Ar.Co, 1973.
-
Vista de “Ressureição da Surpresa Perceptiva - Perturbação do Campo Visual dada Através do Objecto” de António Ferraz, Ar.Co, Lisboa, 1973.
-
"Arquitecturais" - Fotografias de Pepe Diniz, 1980.
-
Luís Noronha da Costa. Ar.Co, 1973.
-
Exposição de Luísa Correia Pereira, Ar.Co, Lisboa, 1982.
-
Exposição "A Arte de Construir no Iémene - um livro", de Fernando Varanda, Ar.Co, Lisboa, 1982.
-
Exposição "Retratos de Amílcar Cabral" de Luís Noronha da Costa, Ar.Co, Lisboa, 1977.
-
Folheto de exposição de Pintura de professores do Ar.co. Ar.Co Lisboa, 1984.
-
Exposição "Imperceptíveis" de alunos de escultura de Francisco Tropa. Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 2000.
-
Exposição "Ponto de Encontro - 25 Anos de Intervenções no Departamento de Joalharia do Ar.Co". C.A.M., Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
-
Convite da exposição "Ar.Co at St Julian's" (Summer Courses 07), na St. Julian's School, Carcavelos, 2007.
-
Exposição "Quel Air Clair...", 2008, Galeria do Palácio Galveias, Lisboa.
-
Cartaz da exposição "Cinema e Imagem em Movimento no Ar.Co". Galeria Artecontempo, Lisboa, 2007.
-
Exposição "Intersecções". Colaboração do departamento de Joalharia do Ar.Co com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência. MUHNAC, Lisboa, 2013.
-
Exposição "Xabregas City" de João Paulo Feliciano. Mar 2017. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição de Cartazes Cinematográficos Checos em colaboração com a Embaixada da República Checa. Junho 2017. Ar.Co Xabregas. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição de pinturas de Vítor Pomar, "Silêncio do Coração", Ar.Co Xabregas, Setembro de 2017. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição "Palratório" de André Maranha e Tomás Maia. Ar.Co Xabregas, Fev 2018. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição "Palratório" de André Maranha e Tomás Maia. Ar.Co Xabregas, Fev 2018. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição "Azul" - Projectos para azulejos, em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo. Ar.Co Xabregas 2018. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição "Azul" - Projectos para azulejos, em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo. Ar.Co Xabregas 2018. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição FUGA de Duarte Belo. Ar.Co Xabregas, Mar 2019. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição FUGA de Duarte Belo. Ar.Co Xabregas, Mar 2019. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição PIED de António Costa, em colaboração com Manicómio. Ar.Co Xabregas, Abr 2018. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição PIED de António Costa, em colaboração com Manicómio. Ar.Co Xabregas, Abr 2018. Imagem: Nuno Martinho.
-
Exposição "Fora do Tempo" de Jackie Catarino (1939-2012). Ar.Co Xabregas, Jun 2019. Imagem: Nuno Martinho.